O setor automotivo está se consolidando como um dos pilares da economia do Rio Grande do Sul em 2025. Dados preliminares divulgados nesta semana apontam um crescimento de 8% no faturamento das indústrias e concessionárias do estado no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período de 2024. O aumento é impulsionado pela retomada das vendas de veículos novos e pela expansão de fábricas em polos como Caxias do Sul e Gravataí.
Vendas e Produção em Alta

A venda de veículos zero-quilômetro subiu 12% no RS, segundo o Sincodiv-RS, com destaque para modelos elétricos e híbridos, que ganharam espaço após incentivos fiscais do governo estadual. Na produção, empresas como a General Motors, em Gravataí, anunciaram aportes de R$ 300 milhões para modernizar linhas de montagem, gerando cerca de 500 empregos diretos.
Impacto na Economia Local
O aquecimento do setor reflete no PIB gaúcho, que deve crescer acima da média nacional neste ano. Especialistas estimam que cada real investido no ramo automotivo gere até R$ 3 em atividades relacionadas, como autopeças e serviços. Cidades como Porto Alegre e a região serrana já sentem os efeitos, com aumento na arrecadação de impostos e na oferta de vagas de trabalho.
Perspectivas para o Ano
Com a demanda por veículos sustentáveis e a chegada de novas tecnologias, o RS se posiciona como um hub automotivo no Sul do Brasil. “O estado está aproveitando a onda da eletrificação para atrair investimentos”, diz o economista Rafael Silva.

Fique ligado no portal Veículos RS para mais notícias econômicas!